Banda Municipal

BANDA MUNICIPAL DA RIBEIRA BRAVA
Fundação – Não se sabe ao certo a data precisa da fundação, nem a partir de quando passou a ser conhecida por este nome.
Documentos dão conta que já no terceiro quartel do séc.XIX exestia uma banda na Freguesia da Ribeira Brava.
As primeiras bandas da Madeira surgiram como forma de orientar a juventude. Elas constituíram um elo de ligação cultural entre vários vizinhos. Após o triunfo do liberalismo, o serviço militar tornou-se obrigatório para os mancebos recenseados. Muitos procuraram emigrar como uma forma de fugir aquele serviço no qual passavam por certas privações. Contudo, alguns rapazes aderiram às primeiras bandas que entretanto se fundaram porque queriam ter uma tropa mais aliviada. No caso da banda que se fundou na Ribeira Brava por iniciativa do pároco francisco Manuel Sousa, os sócios tocantes pagavam uma cota cuja soma lhes seria entregue quando entrassem no serviço militar.
A primeira Banda da Ribeira Brava surgiu entre 1870 e 1874. a primeira notícia, referente a uma atuação, é datada de abril de 1875. Dizia-se que se organizou na Ribeira Brava uma banda de música que já tocou possuindo novos e bons instrumentos. Contudo a sua escritura de sociedade só foi lavrada em 1877. Esta escritura, conforme uma nota à margem do documento, foi distratada em 6 de junho de 1888.
Presentemente esta Colectividade é constituída por 25 elementos e por 15 aprendizes do concelho da Ribeira Brava. A Banda ensaia todas as quartas e sextas-feiras na respectiva sede, localizada no centro da vila. As suas principais actividades passam por actuações nas respectivas festas do concelho e algumas fora do concelho. Como actuações fora da ilha conta com uma actuação em Leiria no ano de 1998 e uma na ilha de S. Miguel, nos Açores em 2000 e proximamente irá actuar na Venezuela, demonstrando o trabalho que tem vindo a fazer juntamente com o maestro Alberto Cláudio Sousa Barros.

banda_logo-01

BANDA MUNICIPAL DA RIBEIRA BRAVA

Morada: Rua de São Bento, Antiga Escola Primária
Código Postal: 9350-226 Ribeira Brava
Contacto: 965695389


ENCONTRO REGIONAL DE BANDAS FILARMÓNICAS DA RIBEIRA BRAVA

O festival de Bandas nasceu na Ribeira Brava em 1983 e tinha como objetivo primeiro reunir estas instituições da cultura popular madeirense, não com o espírito de competição, mas sim proporcionar ao público momentos inesquecíveis de música e de, simultaneamente, elas entre si confraternizarem umas com as outras.