A origem do nome deve-se à sua ribeira (a Ribeira Brava), que em épocas de chuvas apresentava um caudal muito forte, chegando a causar, no passado, estragos ao longo dos oito quilómetros do percurso.
Localizada na costa sudoeste da ilha da Madeira, a Ribeira Brava é uma das localidades mais antigas da Madeira. Esta localidade, devido à sua orografia, teve um papel muito importante nas comunicações entre todos os pontos da ilha.
Começada a povoar nos inícios do século XV, entre o primeiro e o segundo quartel, foi das primeiras freguesias da ilha, logo criada na sequência das do fuchal e Machico, pouco depois da morte do infante D.Henrique em 1460.
Nasceu a importância da Ribeira Brava da sua ribeira, comunicação essencial com o interior da ilha e do seu porto mar. Era então um porto onde os barcos não encostavam ou ancoravam, mas encalhavam. Só entre 1904 e 1908 foi construído um pequeno caís de acostagem e desembarque, furando-se a rocha a leste da futura vila, para acesso ao pequeno desembarcadouro (hoje de maiores dimensões, permitindo a acostagem de barcos de pequeno e médio porte).
Este concelho é o de criação mais recente na ilha da Madeira, criado precisamente em 1914, no dia 6 de MAio, e recebeu categoria de vila em 1928, sendo sede de município.
É composto pelas freguesias de Ribeira Brava, Serra de Água e Ponta do Sol, desmembradas do Concelho da Ponta do Sol, e por Campanário, desmembrado por sua vez do Concelho de Câmara de Lobos. O município é limitado a norte pelo município de São Vicente, a leste por Câmara de Lobos, a oeste pela Ponta do Sol e a sul tem litoral no oceano Atlântico.
O concelho da Ribeira Brava, com uma área de 65 km2, é formado por quatro freguesias; Campanário, Ribeira Brava, Serra de Água e Tabua; foi criado a 6 de Maio de 1914, para o qual contribuíram em grande parte os esforços do Visconde da Ribeira Brava, Francisco Correia Herédia. Devido à sua paixão pela vila, mais tarde adicionou o nome Ribeira Brava ao seu nome, passando a ser, Francisco Correia de Here?dia Ribeira Brava. O Visconde dotou a vila de grandes melhoramentos, tais como, o alargamento e abertura de ruas, a construção de um pequeno teatro e a reedificação do forte de S. Bento.
A Ribeira Brava possui a seguinte geminação: São Nicolau em Cabo Verde. Uma curiosidade sobre essa geminação, é que na ilha de São Nicolau existe um município homónimo à Ribeira Brava.

FICHA INFORMATIVA
- Gentílico ribeira-bravense
- Área 65,10 km²
- População 12 494 hab. (2001)
- Densidade populacional 191,29 hab./km²
- Número de freguesias 4
- Povoamento: início do séc. XV
- Elevação a vila e sede de concelho:6 de Maio de 1914
- Região Autónoma Região Autónoma da Madeira
- Antigo Distrito Funchal
- Orago São Bento
- Feriado municipal 29 de Junho